Ricos
e bem instruídos. Segundo pesquisa realizada pelo Technorati quase metade dos
blogueiros possui um diploma de pós-graduação, e a maioria tem renda familiar
mínima de US$75 mil ao ano. Nos últimos anos, os blogs passaram a fazer parte
do “mainstream”. A maioria deles existe há mais de dois anos e cada blogueiro
possui em média três ou mais diários virtuais.
Dois terços
são escritos por homens, 60% deles têm entre 18 e 44 anos. Mais da metade é
casado e tem filhos. Metade desses internautas trabalha em período integral,
mas apenas ¾ dos blogueiros profissionais trabalham durante todo o dia.
Embora a
pesquisa tenha sido realizada apenas em inglês, blogueiros de 50 países
responderam às questões. Quase metade dos entrevistados (48%) está nos Estados
Unidos e 26% nos países europeus.
Blogueiros
e a mídia tradicional
Como os
conceitos de blog e meios de comunicação continuam a convergir, não é surpreendente
que haja um pouco de sobreposição entre as duas entidades. Apesar de ser
considerada por alguns como inimigos da mídia tradicional, os blogueiros têm um
pé no jornalismo. 35% dos entrevistados já trabalharam como jornalista,
escritor ou produtor, dentro de veículos convencionais.
Apenas para
comparar, menos de 1% da força de trabalho americana foi empregada como
jornalista em 2006. Entre os veículos de comunicação onde os blogueiros mais
trabalharam estão as revistas mensais e jornais diários.
Os
entrevistados não consideram a ascensão da mídia online e blogs como o golpe de
morte para os jornais ou outros meios de comunicação tradicionais. A maioria
(70%) concorda que os blogs estão ganhando mais credibilidade como fontes de
informação. Ao mesmo tempo, apenas 35% deste público obtém suas primeiras
notícias e informações por meio de blogs e apenas 31% acreditam que os jornais
não serão capazes de sobreviver nos próximos dez anos.
A imagem de
mídia é, portanto, confusa: blogueiros sabem que estão ganhando cada vez mais
espaço, mas parecem relutantes em reivindicar a hegemonia da mídia. Talvez
porque a maioria deles tenha trabalhado com um jornalista convencional...
Fonte: b2b
magazine
Nenhum comentário:
Postar um comentário