13 de out. de 2009

Abert critica regra que iguala espaço de pré-candidatos nas TVs e rádios

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) criticou a aprovação da nova regra da legislação eleitoral, que determina que emissoras de comunicação concedam "tratamento isonômico" aos pré-candidatos. Para a entidade, a medida - sancionada pelo governo Lula na última terça-feira (29) -impõe uma "amarra" à cobertura jornalística de política.

"O problema é que se estende para o período pré-eleitoral a restrição. Quando é esse período? Não tem definição, é hoje. Quem são os pré-candidatos? Qualquer um pode se intitular candidato", disse o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

De acordo com a nova regra, aprovada junto à minirreforma eleitoral, candidatos e filiados a partidos políticos tem participações liberadas nas emissoras de TV e rádio. Porém, os veículos devem conceder tratamento igualitário, não levando em conta, por exemplo, pesquisas de intenção de votos.

"Você não pode tratar os desiguais como iguais", criticou Slaviero, acrescentando que tratamento isonômico não significa dedicar mesmo espaço a todos os candidatos. A informação é do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: Portal Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário