13 de out. de 2009

Falta de Comunicação Oficial na Web - Para criadora do clone do Blog do Planalto, portais não facilitam uso dos dados pela sociedade.

Daniela criadora do clone do blog do Planalto, analisou as páginas principais dos portais do governo federal e dos governos estaduais de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Amazonas.

Para ela, eles têm um problema em comum: "Nenhum desses portais libera as suas informações em uma licença expressamente livre, uma das características que permitiu, por exemplo, a clonagem do Blog do Planalto", diz. "Algumas pessoas defendem que o princípio constitucional da publicidade já permite que essas informações sejam ressignificadas pela sociedade, mas seria de grande avanço que esses portais expressassem claramente a vontade de verem esses conteúdos sendo remixados pelas pessoas".

Mas essa não é único problema: eles também não liberam dados em formatos processáveis por máquinas, "formatos que podem ser usados por desenvolvedores para criarem "mashups" e novos aplicativos". Isso permite que os dados sejam usados de modo a tornar, por exemplo, informações mais compreensíveis para um número maior de pessoas, por meio de gráficos ou mapas.

Também questiona –se o fato de alguns portais, caso de São Paulo e Amazonas, trazerem fotos dos governadores, o que pode contrariar o princípio constitucional da impessoalidade da comunicação dos governos com o público.

"Até que ponto a publicação dessas fotos na rede é legítima? Ou até que ponto isso é problema, considerando a dinâmica da rede? Essas são questões que ainda estão longe de ter resposta, mas que certamente precisam ser revistas por todos nós - preferencialmente, numa reflexão coletiva, e com abertura pra novas formas de se entender os processos políticos".

Por conta do princípio da impessoalidade, há quem defenda "que o blog tem que ser "do Planalto" e que o Lula não pode ter um Twitter", diz. "Mas acontece que a internet é um meio altamente direcionado à personalização, por conta da possibilidade de cada pessoa se posicionar como um "falante" do discurso público -inclusive os políticos. Então, será que o Lula não pode -ou melhor, será que ele não deve- ter um Twitter?"

Fonte: UOL – Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário