19 de out. de 2009

Mussolini trabalhou como jornalista para serviço secreto inglês durante a I Guerra


            O historiador Peter Martland, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriu em documentos britânicos que o ditador italiano Benito Mussolini foi um agente secreto inglês antes de fundar o regime fascista que lutaria contra os exércitos do Reino Unido durante a II Guerra Mundial.

Publicada pelo jornal The Guardian, a investigação mostra que em 1917, aos tinha 34 anos, Mussolini era jornalista e editava o jornal Il Popolo d' Italia quando foi pago pelo serviço secreto de Londres para escrever artigos a favor da continuação da Itália na I Guerra Mundial ao lado dos aliados e atacar manifestantes pacifistas.


Segundo Martland, "depois da Rússia revolucionária ter saído do conflito, a Itália era o aliado mais falível dos britânicos no conflito. Mussolini recebeu uma soma de cem libras por semana a partir do Outono de 1917 durante pelo menos um ano para manter a campanha pró-guerra - uma verba equivalente a seis mil libras hoje (cerca de 6400 euros)".

"A última coisa que a Grã-Bretanha queria eram manifestações a favor da paz e greves que parassem as fábricas de armamento em Milão. Era muito dinheiro para um jornalista naquela época, mas comparado com o esforço financeiro britânico - quatro milhões de libras diários - eram apenas trocos", continuou o historiador segundo o jornal Público.

Fonte: Portal Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário