19 de out. de 2009

Entrevista com Valmor Rhoden - Relações Públicas



Papeando com Valmor Rhoden
Graduado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Facvest (2008) e Mestrado em Extensão Rural - com linha de pesquisa em comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Coordenou  o curso de Relações Públicas da Facvest, em Lages-SC de 2003 a junho de 2009, onde também atuou como professor universitário de junho de 2001 a setembro de 2009. Criou e coordenou a Agência Experimental de Relações Públicas da Facvest - AGERP, de março de 2004 a junho de 2009. Orientou estágios e TCC's em Relações Públicas. Implementou a Assessoria de Relações Públicas na Acil (Associação Comercial e Industrial de Lages em 2005),  no Sindicato da Indústria Eletrometalmecânica de Lages ( 2006) e na CDL em 2007. Em 2007 coordenou o curso de Pós-Graduação em Organização e Gestão de Eventos. Foi  consultor de Relações Públicas da Unimed/Lages de agosto de 2008 a abril de 2009. Tem experiência na área da comunicação, com ênfase em Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nas áreas de assessoria de imprensa, eventos, comunicação on-line, ações sociais e comunicação interna. Atualmente é professor na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no curso de comunicação social com habilitação em Relações Públicas.


Papoderp: Porque escolheu Relações Públicas? 
Porque é a área mais ampla da comunicação. É que abre o maior leque de possibilidades para atuar.
Papoderp: Onde trabalha hoje e qual sua função dentro da empresa?
Hoje atuo como professor no curso de relações públicas da Universidade Federal de Santa Maria-RS – UFSM.
PapodeRP: Na sua avaliação, a preocupação com o trabalho de Relações Públicas tem sido crescente no mercado brasileiro?
Sim, o mercado tem crescido cerca de 15% ao ano no Brasil. Mesmo que o mercado abra vagas com outras nomenclaturas, a verdade é que há muita área para profissionais preparados e competentes.
 Papoderp: Quais as expectativas do mercado em que você atua hoje?
Eu comecei há poucos dias, ainda é cedo para falar a respeito. Mas no Rio Grande do Sul, a profissão é mais conhecida e reconhecida do que em Santa Catarina. No Cesnors – em Frederico Westphalen o curso foi aberto no meio do ano de 2009 e a partir de 2010 será oferecido também pela Unipampa, em São Borja. 
Papoderp: Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização de um projeto de Relações Públicas?
Mostrar que é importante um trabalho periódico, por isto a mensuração da comunicação é cada vez uma tendência mais obrigatória.
Papoderp: Um case inesquecível:
 Na abertura de mercado de trabalho na serra catarinense. Dasafiador, lento, mas com sucesso. Depois de instalado o setor, a empresa não fica mais sem.
Papoderp: Como a teoria e os estágios, durante a graduação, te ajudaram no momento de inserir-se no mercado de trabalho?
Unir a prática com a teoria é fundamental.
Papoderp: O que falta para o Relações Públicas obter o reconhecimento social almejado pela categoria?
É ele acreditar mais nele e se impor perante o mercado com esta postura. Chega de ficar reclamando. É hora de buscar mercado, mostrar a que viemos e divulgar cada vez mais nossa profissão.
Papoderp: Quais os Planos para o futuro como Relações Públicas?
Fazer doutorado, continuar atuando como professor e paralelamente em consultoria na área.
Papoderp: Deixe uma dica para quem está entrando nessa área agora.
Muita dedicação, comprometimento e principalmente pró-atividade.
A Equipe Papoderp.blogspot.com agradece a disponibilidade, interesse e atenção do Professor Valmor Rhoden em aceitar o convite e participar desta importante troca de conhecimentos.
assessoria@sle.br

6 comentários:

  1. É o professor tem razão temos que ir em busca de novas oportunidades, e não ficar esperando as coisas acontecerem, temos que lutar e divulgar nossa profissão...

    ResponderExcluir
  2. Acho que as oportundades não caem do céu, gostaria de receber o email do prof

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que o Prof. Valmor está em Sta Maria, precisavamos de uma pessoa com essa carga de experiEncia aqui na nossa UFSM
    PARABÉNS E SUCESSO

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista muito esclarecedora, principalmente porque nos leva a questionar a busca e o comprometimento com a nossa profissão seja ela qual for. O que deve-se realmente levar em conta é a paixão e dedicação.

    ResponderExcluir
  5. ➨ O que falta para o Relações Públicas obter o reconhecimento social almejado pela categoria?


    ➽ É ele acreditar mais nele e se impor perante o mercado com esta postura. Chega de ficar reclamando. É hora de buscar mercado, mostrar a que viemos e divulgar cada vez mais nossa profissão.

    ✫ Explêndida pergunta, assim como a resposta.
    Acho que independente da profissão,devemos acreditar sempre em nosso potencial, independente das adversidades que possam surgir.
    Apenas lamentar e reclamar não vai nos colocar
    no mercado de trabalho. Através do RP pode-se planejar, implantar e desenvolver processos da comunicação, Avaliando as atitudes públicas identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, podendo assim planejar e executar um exelente programa de ação, visando sempre conquistar a compreensão e a aceitação públicas. Conquistando credibilidade do público a ser atingido.

    JUNIOR

    ResponderExcluir