22 de out. de 2009

Ibope Inteligência apresenta radiografia dos paranaenses

Projeto Impar, em parceria com a RIC, oferece informações úteis ao mercado e à sociedade A RIC - Rede Independência de Comunicação do Paraná em parceria com o Ibope Inteligência, disponibiliza os resultados do Impar - Índice das Marcas de Preferência e Afinidade Regional. Parte do projeto inédito no Paraná, apresenta o perfil do consumidor paranaense e seu posicionamento com relação a temas como qualidade de vida, hábitos de consumo, meio ambiente e esporte. Por meio de 1.800 entrevistas durante os meses de julho e agosto foi possível traçar uma radiografia do Paraná. A pesquisa foi realizada em todo o estado e a análise dos dados foi feita de forma regionalizada, dividindo o estado em quatro regiões: Centro/Sul, Norte/Nordeste, Norte/Noroeste e Oeste. O Impar também avaliou as marcas preferidas dos paranaenses em 43 categorias de produtos e serviços O diferencial da pesquisa é que ela mostra as marcas preferidas dos paranaenses tanto em âmbito estadual quanto regional. Os resultados serão divulgados em cafés da manhã para o mercado nos meses de outubro e novembro. Para fazer parte destes eventos, o velejador Lars Grael participa com uma palestra sobre “Superação”. As empresas que alcançarem as melhores posições em cada uma das categorias serão homenageadas pela RIC com certificados nas categorias ouro, prata e bronze. Os resultados do Impar também serão publicados em um anuário que servirá como importante fonte de pesquisa para empresas e instituições. Confira os resultados da radiografia dos paranaenses: Compras O Impar mostra que independente do produto, 50% dos paranaenses prefere realizar suas compras em supermercados. Melhor comércio Dentre 72 cidades citadas, Curitiba foi escolhida com 37% dos votos como a cidade do Paraná com o melhor comércio do estado. Londrina ficou em 2º lugar seguida de Maringá. Marca mais representativa Para os paranaenses, a marca que melhor representa o estado é a Sadia empatada com O Boticário. Houve incidência de 18 marcas. Acesso à Internet Questionados sobre o acesso à Internet, 70% dos entrevistados disseram que não acessam internet em casa. Já quem acessa costuma ficar de 2 a 4 horas ou mais de 5 horas navegando, as duas opções com 9% dos votos. No trabalho, 88% das pessoas disseram não acessar a internet. Entre quem acessa, os entrevistados disseram que gastam mais de 5 horas ou menos de 1 hora, sendo ambas as opções com 4% dos votos. Plano de celular Dentre os entrevistados 62% utiliza celular pré-pago, 9% têm celular pós-pago e 28% não possuem celular. Busca por informação Para os paranaenses a busca por informação e notícias sobre a sua região é feita em sua maior parte através da televisão, com 80%. Em seguida, o veículo mais citado foi o rádio com 25% e depois a Internet com 21%. Contribuição dos programas regionais Para o desenvolvimento da região onde residem, 45% dos entrevistados acreditam que os programas regionais contribuem muito. Proximidade da marca Ainda sobre regionalização, 64% dos entrevistados acreditam que quando uma marca ou produto é anunciado em um programa da região ela fica mais próxima da comunidade onde mora. Influência do apresentador A participação de um apresentador de programa regional na promoção de um determinado produto influência muito 36% da população. Já 28% dos entrevistados acreditam que influencia um pouco. Qualidade de vida Dentre 58 cidades citadas pelos entrevistados, Curitiba foi escolhida com o município que oferece melhor qualidade de vida aos moradores. Em seguida ficou Maringá e depois Londrina. Turismo Em seu tempo livre, 21% dos entrevistados preferem a praia como lugar idela para turismo. Em seguida aparece o turismo religioso com 14% e depois o destino predileto dos paranaenses é o campo com 11%. Esportes A incidência de pessoas que praticam esportes no Paraná é de 24% no universo de pessoas entrevistadas pelo Impar. Destes 18% pratica futebol. Em segundo lugar está o vôlei com 4%. A grande maioria dos entrevistados disse que não pratica esportes, num total de 72%. *******Metodologia da pesquisa: O público-alvo do projeto foi formado por 48% de homens e 52% de mulheres. Todos os entrevistados têm mais de 16 anos e residem no Paraná. São pessoas das classes A, B, C, D (critério Brasil), ocupadas ou desocupadas. A pesquisa é quantitativa, com entrevistas pessoais e individuais nos municípios sorteados na amostra com base num questionário estruturado. Fonte: Acontecendoaqui.

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