19 de out. de 2009

Serra Catarinense participa da primeira etapa da Confecom

A Conferência Intermunicipal de Comunicação, convocada pela SDR – Regional de Lages, serviu de espaço de avaliação e encaminhamentos das demandas públicas e sociais relativas à Comunicação.

A Conferência, em suas três instâncias (regional, estadual e nacional), terá a participação paritária de 40% de representantes do empresariado da área de Comunicação (emissoras de rádio, TV, jornais, revistas etc); 40% de representantes da sociedade civil organizada (instituições, associações, sindicatos, ongs) e 20% de representantes dos governos (municipal, estadual e federal).
Esta representação tripartite é o que garantiu a convocação, através de Decreto do Presidente da República, da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que ocorrerá de 1º a 3 de dezembro deste ano, em Brasília e cujo tema é: “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”.
“Esta representação tripartite vai garantir que as políticas públicas sejam efetivamente cumpridas pelos governos”, comenta o presidente dó Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Celso Schröder.
O objetivo central da Confecom, conforme o regimento convocatório, é basicamente discutir democraticamente com a sociedade civil e outros poderes constituídos a formulação de princípios, diretrizes e recomendações para a formulação e implementação de políticas públicas de comunicação e propor mecanismos para efetivar a participação social no âmbito da comunicação. Os três eixos temáticos da Confecom estão centrados em Produção e Conteúdo; Meios de Produção; Cidadania: Direitos e Deveres. A Conferência Intermunicipal da Serra Catarinense teve como eventos preparatórios uma oficina, em agosto, e uma audiência pública ocorrida no dia 08/10.

Histórico – A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) começou a discutir a realização de uma conferência nacional de comunicação, tendo em vista as expectativas cada vez maiores da sociedade em torno de novas diretrizes e fiscalização das concessões de emissoras de rádio e TV e dos meios de comunicação de massa. Em sua origem, a proposta da Fenaj, era a de reunir toda a sociedade, incluindo os empresários do setor. A idéia foi adotada pelo FNDC e a partir daí as coisas aconteceram até culminar com a convocação da Confecom. Comissão Regional da Serra Catarinense Pró-Confecom:

Amures, Cáritas Diocesana de Lages, Conselho Regional de Psicologia, Facvest, Uniplac, Rádio Comunitária do Coral, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de SC, Rede Social de Comunicação Serra Catarinense, SDR/Lages, Nova Era TV, Grupo SCC, jornal O Momento; Empresa Brasileira de Comunicações / TV Brasil, Prefeitura de Lages e Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Prefeitura Municipal de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário